segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Journey of mine - part 1

Costumo dizer que o meu passado ginecológico é muito atribulado. 

Começou em 2004, tinha eu 20 anos. Fui operada a uma 'laranja' (como a minha médica, na altura, lhe chamou), vulgo quisto no ovário direito. A partir daí, foi uma montanha russa com mais descidas do que subidas e muito menos adrenalina que as montanhas russas normais. 

Descobri que, durante o meu crescimento ainda no útero da minha mãe, o meu próprio útero manteve-se dividido por um septo e que o dividia em duas partes semelhantes, o que levou a uma nova cirurgia. 

Em 2010 começou a minha jornada pela (in)fertilidade. Após 2 anos de tentativas sem sucesso, em 2012, mais uma cirurgia de remoção de um novo quisto no ovário, drilling ovárico e, para a minha maior surpresa, o septo uterino que ainda se mantinha. Segundo o médico, que é o meu ginecologista actual, na primeira cirurgia não tinham retirado septo nenhum!! 

Nesta cirurgia descobri que as hipóteses de engravidar naturalmente eram mais ou menos de 1%... As minhas trompas estavam muito danificadas devido a todas as cirurgias anteriores e consequentes aderências a todos os lados e mais alguns da minha querida barriguinha! Como se não bastasse, descobri também que tenho uma 'amiga' para a vida: a endometriose. 

No início de 2014 fiz a minha primeira FIV, num hospital público, que resultou em 15 embriões e num síndrome de hiperestimulação ovárica!! Fiz a minha primeira transferência em Março, que foi negativa. A segunda em Julho, negativa. 

A terceira em Dezembro... e foi positiva! Foi das maiores alegrias da minha vida até hoje! A ansiedade era imensa, mas correu tudo muito bem até ao dia 5 de Fevereiro de 2015 quando me disseram que às 10 semanas o coração do meu pequenino bebé tinha parado de bater. Vim da maior alegria ao maior desespero em segundos. Depois de tanto tempo e tanto sofrimento, tinha perdido tudo! 


6 comentários:

  1. Olá querida. Lamento o teu longo percurso, lamento o que já sofreste, lamento a "nossa" endometriose, lamento sobretudo a perda que sofreste. Espero que consigas realizar o teu sonho tão merecido muito brevemente. Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Acredito que, juntas, mesmo que virtualmente, este nosso tortuoso percurso é um bocadinho mais fácil! :) Um beijinho grande

      Eliminar
  2. Olá Ana!
    Sê bem-vinda a este mundo dos blogs. Para mim foi muito bom... encontrei apoio e alguma tranquilidade. Escrever é mesmo terapêutico.
    Ainda te estou a conhecer, mas saber que já conseguiste uma gravidez são excelentes notícias. Bem sei que o objetivo de quem faz tratamentos não é engravidar, e sim, ter um filho... pelo menos é isso que eu sinto.
    E por isso espero que tenhas brevemente uma nova oportunidade de repetir o tratamento.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Acompanhei (em silêncio) o teu blog desde o início desta tua TEC que te ofereceu as tuas pequeninas :) Na altura, estava eu também na espera pelo resultado da minha, mas, mais uma vez, não tive sorte...negativo! Mas gosto muito de te ler e é como dizes, ainda comecei há muito pouco, mas traz-me tranquilidade. É bom termos o apoio e as palavras de alguém que sabe perfeitamente o que estamos a passar e a sentir e a pensar! Um beijinho grande :)

      Eliminar
  3. Olá Ana :)

    Ainda bem que criaste o blog... É bom partilhar as nossas angústias com alguém que sabe um pouco do que é passar por este "submundo" como alguém lhe chamou... e muito bem!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mylittlefairytale!

      Tens razão, o facto de partilhar a nossa história, sentimentos e angústias com pessoas que sentem o mesmo é terapêutico! Obrigada por me 'ouvirem', ou melhor, lerem :)

      Beijinho

      Eliminar